← Voltar ao blog

Por TripMap · · atualizado em

A praia de Alter do Chão aparece na seca, não na cheia. E o mês certo não é o que você imagina

O Tapajós em Santarém enche em maio e junho e baixa em novembro. Parou de chover não quer dizer rio baixo: a defasagem é de uns dois meses, e junho é a pior escolha.

Faixa larga de areia clara de praia de rio em Alter do Chão, com meia dúzia de quiosques de palha e cadeiras plásticas alinhados na beira da água esverdeada, sob céu azul limpo
Faixa larga de areia clara de praia de rio em Alter do Chão, com meia dúzia de quiosques de palha e cadeiras plásticas alinhados na beira da água esverdeada, sob céu azul limpo. Foto: JorgeFromBrazil / Wikimedia Commons (CC BY-SA 4.0), redimensionada

A praia da Ilha do Amor aparece na vazante e fica submersa na cheia. O rio Tapajós na estação de Santarém tem cotas máximas em maio e junho e cotas mínimas em novembro, segundo o Serviço Geológico do Brasil. Então a areia fica exposta de agosto a dezembro, mais larga entre outubro e novembro, e some de janeiro a julho. Como o pico de chuva é em março e o pico do rio só vem em maio ou junho, a intuição de 'parou de chover, logo o rio está baixo' erra por cerca de dois meses.

  • O Tapajós na estação de Santarém tem período de cotas máximas em maio e junho e de cotas mínimas em novembro (Serviço Geológico do Brasil).
  • A areia fica exposta de agosto a dezembro, mais larga entre outubro e novembro, e submersa de janeiro a julho.
  • O mês mais chuvoso da região é março (321,5 mm em Belterra) e o mais seco é setembro (27,2 mm), mas o rio só chega ao mínimo em novembro.
  • A defasagem entre o pico de chuva e o pico do rio em Santarém é de cerca de 2 a 3 meses.
  • Em 2025 a cota em Santarém caiu de 584 cm em 2 de setembro para 238 cm em 11 de novembro, uma queda de cerca de 3,5 metros em 70 dias.
  • Na cheia o Amazonas injeta mais sedimento no Tapajós pelos canais da foz, então a cheia também é a época de água menos transparente.
  • O encontro das águas é visível o ano inteiro e não depende do nível do rio. O que muda é a paisagem em volta.
  • As cotas mínimas anuais do Tapajós em Itaituba caem 1,36 cm por ano na série de 1974 a 2024, com significância estatística. As máximas não têm tendência significativa.
  • A Flona do Tapajós tem 530.620,65 hectares, foi criada pelo Decreto 73.684/1974 e tem plano de manejo de 2019.
  • Alter do Chão fica a cerca de 37 km de Santarém, com ônibus da Linha 19 operando das 6h às 22h.

A versão anterior deste post se chamava "Alter do Chão na cheia" e dizia que a praia aparece na cheia. Estava errado, e o erro era grande o suficiente para derrubar o texto inteiro.

A areia aparece na vazante. Quando o Tapajós sobe, a Ilha do Amor some debaixo d'água.

Mas corrigir a direção não é o mais útil que dá para fazer aqui. O mais útil é explicar por que o calendário desse lugar engana tanta gente, inclusive quem escreveu a versão anterior.

O dado que resolve a discussão

O Serviço Geológico do Brasil publica um boletim hidrológico da bacia do Amazonas. A Tabela 01 desse boletim tem uma linha para o rio Tapajós na estação de Santarém, com duas colunas que fecham o assunto:

RioEstaçãoPeríodo de cotas máximasPeríodo de cotas mínimas
TapajósSantarémmaio e junhonovembro

O rio está mais alto em maio e junho. Está mais baixo em novembro. Logo:

  • Areia exposta: de agosto a dezembro, com a faixa mais larga entre outubro e novembro.
  • Areia submersa: de janeiro a julho, com o pico de submersão em maio e junho.

Para dar ordem de grandeza ao movimento, dá para comparar cotas do mesmo ano na estação de Santarém: 584 cm em 2 de setembro de 2025, 553 cm uma semana depois, 238 cm em 11 de novembro. Uma queda de cerca de 3,5 metros em 70 dias.

Um estudo da UFOPA que mediu a vazante de Santarém entre 1996 e 2014 dá a média de série longa, que é mais confiável que um ano isolado: julho em torno de 636 cm, agosto em torno de 548, setembro em torno de 396. O rio cai continuamente nesses três meses.

Uma ressalva que muda como você lê qualquer número desses

Cota de régua não é profundidade. As estações fluviométricas medem contra um zero arbitrário, definido localmente em cada posto. O próprio boletim avisa isso. Então "238 cm em Santarém" não quer dizer 2,38 metros de água, e cotas de estações diferentes não são comparáveis entre si.

Isso importa porque existe uma tabela mensal linda e completa do Tapajós circulando, de 50 anos de série, e ela é da estação de Itaituba, no médio Tapajós, a centenas de quilômetros rio acima. Itaituba tem pico médio em abril; Santarém tem pico em maio e junho. É a mesma onda de cheia, um a dois meses mais tarde, rio abaixo. Usar a tabela de Itaituba como se fosse Alter do Chão é erro de localidade, e eu desconfio que parte da bagunça de calendário que circula sobre esse destino nasce aí.

A defasagem é o verdadeiro assunto deste post

Aqui está o que quase ninguém separa. Chuva e nível do rio não acontecem no mesmo mês.

Pico de chuvaPico do rioDefasagem
Alter do Chão / Santarémmarçomaio e junho2 a 3 meses
Itaituba (médio Tapajós)marçoabrilcerca de 1 mês
Mínimo de chuvaMínimo do rioDefasagem
Alter do Chão / Santarémsetembronovembrocerca de 2 meses

Os dados de chuva são do INMET, normal climatológica 1981-2010, estação de Belterra, que é o município vizinho e a estação mais representativa da região:

MêsChuva (Belterra)
Janeiro204,3 mm
Fevereiro250,9 mm
Março321,5 mm
Abril293,3 mm
Maio270,6 mm
Junho132,1 mm
Julho99,3 mm
Agosto45,9 mm
Setembro27,2 mm
Outubro48,8 mm
Novembro80,2 mm
Dezembro111,6 mm

Agora junte as duas coisas e repare no que sai:

"Parou de chover" não é "o rio está baixo". Setembro é o mês mais seco do ano em Belterra, com menos de um décimo da chuva de março. Quem viaja em setembro pega o céu mais limpo do ano e não pega a praia mais larga do ano, porque o rio ainda vai cair por mais dois meses.

Junho é a pior combinação possível para quem quer praia. Chove pouco (132,1 mm, menos da metade de março), o que dá a impressão de boa janela, e é exatamente quando o rio chega ao máximo em Santarém. Você pega bom tempo e nenhuma areia. E junho é, por acaso, o mês que a intuição de férias de meio de ano sugere.

A razão física é simples quando dita: o nível em Santarém responde à chuva acumulada em toda a bacia rio acima, que se espalha por dezenas de municípios do Mato Grosso ao Pará, e a onda de cheia leva semanas a meses para percorrer o rio. Ele não responde à chuva que caiu em Alter do Chão ontem. A prova interna disso está na própria tabela: Itaituba pica em abril, Santarém em maio e junho.

Vista do alto da Ilha do Amor em Alter do Chão com o rio baixo: um banco de areia branca cheio de gente emerge no meio da água esverdeada, cercado por barcos pequenos ancorados, com galhos secos de uma árvore emoldurando a cena
Vista do alto da Ilha do Amor em Alter do Chão com o rio baixo: um banco de areia branca cheio de gente emerge no meio da água esverdeada, cercado por barcos pequenos ancorados, com galhos secos de uma árvore emoldurando a cena. Foto: Juniorc 0111 / Wikimedia Commons (CC BY-SA 4.0)

Essa faixa de areia da foto não é uma ilha permanente. Ela é o leito do rio aparecendo porque a água desceu, e some debaixo d'água de janeiro a julho.

A cheia também é a época de água mais turva

Esse é o segundo golpe na tese antiga, e ele é independente do primeiro.

Uma nota técnica do MapBiomas descreve a foz do Tapajós como um sistema de "rias afogadas", um conjunto de canais interconectados com o Amazonas. Quando o nível do Amazonas sobe no período de cheia, esses canais passam a injetar mais sedimento no Tapajós do que no período de águas baixas.

Ou seja: a cheia não só esconde a praia, como é também quando a água fica naturalmente menos transparente. Praia e transparência estão do mesmo lado do calendário, e os dois contradizem o que o post antigo dizia.

Isso é o fenômeno natural e sazonal. Existe um segundo, que não é sazonal e não é natural: o garimpo ilegal na bacia. Em dezembro de 2021 uma mancha barrenta tomou as águas de Alter do Chão e foi denunciada publicamente; análise do MapBiomas por satélite vinculou o fenômeno ao avanço do garimpo, cuja área na bacia do Tapajós triplicou em dez anos. Vale preservar a ressalva que a própria pesquisadora da UFOPA faz: a mudança de cor da água "pode ser uma das consequências desta alteração, no entanto precisa de estudos mais aprofundados para comprovar".

O encontro das águas não entra nessa conta

Ao contrário da praia, o encontro das águas é visível o ano inteiro e não depende do nível do rio. O que muda com o nível é a paisagem em volta: praia de areia branca na vazante, floresta alagada navegável na cheia.

Por que as duas águas não se misturam de cara: o Amazonas nasce nos Andes peruanos e carrega argila e areia, por isso é barrento. O Tapajós corre sobre escudo cristalino antigo, tem pouca carga sedimentar disponível e por isso é claro e esverdeado. É a classificação clássica de Harold Sioli, do INPA, que separou os rios amazônicos em águas pretas, brancas e claras. Tapajós e Xingu são os exemplos típicos de água clara.

Eu não vou publicar a extensão da linha. Uma fonte diz 8 km, outra diz "mais ou menos quatro quilômetros", nenhuma das duas cita método ou data de medição, e a linha plausivelmente varia com a vazão dos dois rios. Fator de dois é divergência demais para virar número no texto.

A vazante está ficando mais extrema, e isso tem fonte

Esse achado é novo o suficiente para quase não aparecer em texto de viagem, e vem da mesma nota técnica do SGB.

Na estação de Itaituba, série de 1974 a 2024, as cotas mínimas anuais apresentam tendência de declínio de 1,36 cm por ano, estatisticamente significativa (p < 0,05). As máximas anuais têm tendência positiva, mas não significativa (p = 0,306). A leitura da própria fonte: as vazantes estão ficando mais extremas, com as mínimas sistematicamente mais baixas ao longo das últimas cinco décadas.

E 2024 foi o fundo do poço da série: 83 cm em Itaituba, o valor mais baixo em cinquenta anos, o único ano em que a fonte registra dificuldade de navegação naquele trecho. Em Santarém, no mesmo ano, o boletim de 14 de outubro de 2024 registrou cota negativa, de −9 cm.

Dois cuidados com esse parágrafo, porque ele é fácil de distorcer. A tendência é de Itaituba, não de Santarém. E 2024 foi seca histórica: usar o −9 cm de outubro de 2024 como se fosse o outubro típico seria exatamente o tipo de erro que este post está tentando desfazer.

Floresta Nacional não é Reserva Extrativista, e a diferença é de regra

Aqui vale precisão, porque as duas unidades ficam na mesma região e têm normas diferentes.

A Floresta Nacional do Tapajós tem 530.620,65 hectares, foi criada pelo Decreto 73.684 de 1974 e tem plano de manejo aprovado em 2019. É dentro dela que ficam as comunidades de Maguari e Jamaraquá, ambas com associação formal reconhecida no plano.

Sobre guia, o plano de manejo diz o seguinte, literalmente: "as comunidades terão condutores de visitantes, devidamente cadastrados, para orientar e guiar os turistas". Leia com atenção: isso é uma obrigação de estruturação dirigida à comunidade e ao órgão gestor, não uma frase redigida para o visitante. A norma que condiciona expressamente o visitante à autorização do ICMBio é outra, e trata de visitação em igarapés da zona populacional, não da Flona inteira. Blogs parafraseiam o item 25 como "guia é obrigatório", e a norma não diz isso.

O plano também remete as regras finas de turismo a um plano de uso público, que eu não localizei publicado para a Flona. A Resex vizinha tem o dela publicado; a Flona, não que eu tenha encontrado. Isso é uma lacuna de verdade: a regra detalhada está, pelo próprio desenho do documento, num papel que não achei.

A Resex Tapajós-Arapiuns é outra unidade, com regra publicada e explícita numa cartilha oficial do ICMBio: só turismo de base comunitária, coordenado pelas associações e pela concessionária Tapajoara, com a visita condicionada à autorização prévia do ICMBio ou da Tapajoara e consulta à comunidade visitada. Para praias intercomunitárias, a cartilha manda contatar as lideranças mais próximas da praia. Para visitas não programadas com embarcação pequena, o ICMBio tem considerado suficiente a autorização das comunidades.

Tratar as duas como "a floresta" seria errado, e as regras da Resex não valem para a Flona nem para a aldeia Borari de Alter do Chão. Sobre essa última, aliás, eu não localizei nenhuma orientação oficial de visitação, e para terra indígena a autorização de ingresso é matéria da FUNAI, não do ICMBio.

Chegar: 37 km e um ônibus que para às 22h

Santarém tem aeroporto (STM, Maestro Wilson Fonseca), com voos diretos de Belém, Manaus e Brasília operados por Azul, GOL e LATAM. Malha aérea muda de temporada, então trate isso como retrato de outubro de 2026, não como fato permanente.

De Santarém a Alter do Chão são cerca de 37 km, uma hora de ônibus a partir da rodoviária. A Linha 19, da Eixo Forte, opera das 6h às 22h, todos os dias, com intervalo de 60 minutos em dia de semana e 30 a 60 minutos aos domingos.

O detalhe operacional que vale saber: o ônibus acaba às 22h. Depois disso, as opções que aparecem são táxi, aplicativo, van e transfer, e eu não achei preço nem horário verificável para nenhuma delas. Se o seu voo chega tarde, resolva o transporte antes de embarcar.

Os números que eu não vou publicar

Esta parte é grande neste post, porque Alter do Chão quase não tem fonte oficial de preço. Não localizei tabela da prefeitura de Santarém, de associação de catraieiros, de sindicato de barqueiros nem da ANTAQ.

  • A travessia de catraia para a Ilha do Amor. As fontes se contradizem na unidade: uma diz R$ 5,00 por pessoa, outra diz R$ 5,00 por barco, dividido entre até cinco. As duas não podem estar certas, e para um casal a diferença é material. O que dá para dizer com segurança é o fato qualitativo: é uma travessia de poucos minutos, em canoa, conduzida por catraieiros locais.
  • A tarifa do ônibus. R$ 5,00 aparece atribuído à Linha 19, e R$ 4,20 é a tarifa do ônibus urbano de Santarém depois de um reajuste. São provavelmente coisas diferentes (uma linha distrital de 37 km não é a tarifa urbana), e sem tabela oficial eu não escolho entre elas.
  • Entrada gratuita na Flona. O plano de manejo não institui taxa, o que não é a mesma coisa que declarar gratuidade. Para afirmar isso eu precisaria da portaria do ICMBio que lista as unidades com cobrança de ingresso, e não a consultei.
  • Camarote de barco de linha. Belém a Santarém aparece com rede a R$ 300 e camarote a R$ 1.500, sem a fonte declarar se o camarote é por pessoa ou pela cabine. Para rede a leitura por pessoa é natural; para camarote, a ambiguidade dobra ou divide o preço.
  • Extensão do encontro das águas. 8 km contra 4 km, sem método em nenhuma das duas.
  • Consumação mínima nos quiosques da Ilha do Amor. Nenhuma fonte traz valor, regra, nem quem define.

O passeio de barco é a única linha em que as unidades são coerentes entre si, e mesmo assim só dá para falar em ordem de grandeza: coletivo cobrado por pessoa, fretado cobrado por barco para dividir no grupo, com roteiro completo de 10 a 11 horas saindo entre 7h e 8h30. O que está incluído (combustível, condutor, taxas de comunidade, almoço) varia e nenhuma fonte detalha de forma consistente. Pergunte item por item antes de fechar.

Como eu escolheria o mês

  • Quer a praia mais larga? Outubro e novembro. É o fundo da vazante em Santarém.
  • Quer praia com céu mais limpo? Setembro é o mês mais seco do ano, mas a areia ainda não está no máximo. É uma troca consciente, não um erro.
  • Quer floresta alagada e navegação entre árvores? Primeiro semestre, com o auge em maio e junho. Só não chame isso de viagem de praia.
  • Evite junho se o objetivo for areia. É o mês que mais engana: pouca chuva e rio no topo.
  • Não decida por "verão". O calendário do Sudeste não descreve nada aqui. O que descreve é a cota do rio.
  • Confira a cota perto da data. O boletim do Serviço Geológico do Brasil publica a linha do Tapajós em Santarém, e a tendência de vazantes mais extremas significa que a média dos últimos cinquenta anos já não é uma previsão confortável.

Quer que a gente fale de Alter do Chão no Feed?

Se esse tipo de conversa é o que você gosta de ver, manda Alter do Chão pra gente. A gente lê tudo e pesquisa as ideias que dão pauta de verdade no Instagram @otripfeed e aqui no blog.

Perguntas frequentes

Qual é a melhor época para ver a praia da Ilha do Amor em Alter do Chão?
Entre agosto e dezembro, com a faixa de areia mais larga em outubro e novembro, que é quando o Tapajós chega ao nível mínimo em Santarém. De janeiro a julho a praia fica submersa, com o pico de submersão em maio e junho.
Junho é um bom mês para ir a Alter do Chão?
É a pior escolha se o seu objetivo é praia. Junho já chove pouco (132,1 mm em Belterra contra 321,5 mm em março), o que dá a impressão de boa janela, mas é justamente quando o rio atinge a cota máxima em Santarém. Você pega pouca chuva e nenhuma areia.
Se parou de chover, o rio já está baixo?
Não. Essa é a armadilha do destino. O nível em Santarém responde à chuva acumulada em toda a bacia rio acima, e a onda leva semanas a meses para descer. Setembro é o mês mais seco do ano, mas o rio só chega ao mínimo em novembro, cerca de dois meses depois.
A água de Alter do Chão fica turva em alguma época?
Na cheia, por motivo natural: a foz do Tapajós funciona como um sistema de rias afogadas e, quando o Amazonas sobe, os canais injetam mais sedimento no Tapajós. Existe também uma causa não sazonal, o garimpo ilegal na bacia, que a pesquisa relaciona à mudança de cor da água, embora as próprias pesquisadoras digam que a comprovação exige mais estudo.
Preciso de guia para entrar na Floresta Nacional do Tapajós?
O plano de manejo de 2019 diz que as comunidades terão condutores cadastrados, o que é uma obrigação dirigida à comunidade e ao órgão gestor, não uma exigência redigida para o visitante. A norma que condiciona o visitante à autorização do ICMBio trata de visitação em igarapés da zona populacional. As regras detalhadas foram remetidas a um plano de uso público que eu não consegui localizar publicado.

De onde vieram os números

Preços, tarifas e horários conferidos em . Eles mudam, então confirme antes de fechar.

Para ler depois